quarta-feira, 17 de abril de 2013

Incidência de queda em idosos: Exercício Físico e seus benefícios.

O aumento do número de idosos nas últimas décadas e estimativas futuras ainda maiores, fizeram com que vários profissionais da área da saúde demonstrassem interesse pelo estudo dessa parcela da população.
Tanto os problemas de saúde quanto os vários aspectos relativos à qualidade de vida dos idosos se tornaram objetos de preocupação.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no Brasil deve chegar a 25 milhões em 2020, sendo a maioria composta por pessoas do sexo feminino.
 
A ocorrência de quedas e fraturas em idosos é observada em um terço dos que vivem em comunidade e em metade dos vivem em asilos. Na maioria dos casos, as ocorrências são com mulheres e acometem o fêmur (quadril), levando à diminuição da autonomia da população senil. É o tipo de acidente mais comum em idosos hospitalizados.
 
O envelhecimento apresenta várias alterações morfofuncionais, modificando o organismo dos indivíduos, e estão associadas ao sedentarismo, acelerando a redução de sua capacidade funcional e prejudicando o desempenho de habilidades motoras, desencadeando modificações de ordem psicológica e social.
 
O aumento na disposição de gordura abdominal é um dos aspectos mais comuns no processo de envelhecimento, além da diminuição da massa muscular, conhecida como sarcopenia. Ela está diretamente associada à perda de força muscular, principalmente em músculos dos membros inferiores, como tibial anterior e quadríceps femoral, sendo um fator de grande contribuição para o aumento na fragilidade, nas quedas e na perda deindependência em indivíduos idosos. Como aspecto normal do envelhecimento, a massa muscular é reduzida em aproximadamente um terço entre os 50 e os 80 anos de idade.
A diminuição da densidade mineral óssea é um fator fundamental para o desenvolvimento da osteoporose, levando à fragilidade mecânica e, consequentemente, à predisposição a fraturas, reduzindo a independência.
 
A participação em atividades físicas regulares contribui muito para o envelhecimento saudável.A prática de exercícios pode ser fator preventivo ou para a promoção da saúde, gerando um novo estilo de vida e melhorando as capacidades funcionais. Além disso, é um tratamento não farmacológico e de baixo custo.
 
Segundo o ACSM (American College of Sports Medicine) de 2011, o treinamento aeróbio, pode ajudar a manter e a melhorar vários aspectos da função cardiovascular, o que é muito importante na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
 
O treinamento de força, flexibilidade e agilidade ajudam a compensar a redução na massa e na força muscular, tipicamente associada com o envelhecimento. Outros benefícios associados ao exercício regular, citado anteriormente, incluem: melhora da saúde óssea, portanto, redução no risco de osteoporose, melhora da estabilidade postural, reduzindo assim o risco de quedas, lesões e fraturas associadas; e incremento da flexibilidade e amplitude de movimento, ocasionando maior autonomia na população da terceira idade.
 
Os exercícios regulares também fornecem benefícios psicológicos relacionados à preservação da função cognitiva, alívio dos sintomas de depressão e melhora da autoestima.
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.” ( DALAI LAMA)

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR!!
VAMOS NOS EXERCITAR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário