terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Atividade Física e Diabetes

 


alt Desde os primórdios da história observações já demonstravam os benefícios do exercício físico sobre o diabetes. O aumento da capacidade física promove uma série de adaptações no organismo, destacando-se a melhora na sensibilidade à insulina, a redução dos níveis de glicemia, a melhora da capacidade aeróbia e do perfil lipídico (redução do LDL e do colesterol total e aumento do HDL), diminuição da pressão arterial e redução da ocorrência de doenças cardíacas. Importante destacar que indivíduos com diabetes apresentam alto risco de desenvolverem doenças cardiovasculares que são responsáveis por até 80% da mortalidade nesta população, mas a realização de atividade física promove redução no risco cardiovascular e na mortalidade em pacientes diabéticos.
A associação exercício, dieta e tratamento farmacológico é a principal abordagem no tratamento do diabetes. A atividade física regular é recomendada para estes pacientes em razão de seus vários efeitos benéficos sobre o risco cardiovascular, o controle metabólico e a prevenção das complicações crônicas da doença. Além disto, o baixo custo, a natureza não farmacológica e os benefícios psicossociais de uma vida menos sedentária aumentam ainda mais o apelo da terapêutica através do exercício físico regular. Os principais benefícios da atividade física para pacientes diabéticos são:
1. Redução dos níveis glicêmicos e melhora da tolerância à glicose (diabetes tipo 2)
2. Melhora da sensibilidade à insulina (aumento da capacidade do músculo esquelético em usar glicose, redução nos níveis de hormônios contraregulatórios durante o exercício, diminuição na dosagem de insulina e das demais medicações hipoglicemiantes)
3. Efeito positivo sobre a pressão arterial e doenças vasculares
4. Melhora do perfil lipídico
5. Melhora do condicionamento cardiovascular
6. Redução do risco de doenças cardiovasculares
7. Melhora da força, do equilíbrio e da flexibilidade
8. Ajuda no controle do peso corporal, reduzindo percentual de gordura e preservando massa muscular
9. Melhora da auto-estima e da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário