domingo, 30 de dezembro de 2012

10 maneiras de recarregar as energias no feriadão

Dicas para você retomar a rotina com pique e disposição

Despertador da fomeA nutricionista da Unifesp Camila Leonel ensina que para ganhar mais disposição é importante criar o hábito de comer mais vezes durante o dia. "O fracionamento das refeições e horários fixos para comer ajudam a regular o metabolismo e, assim, evitam a sonolência e a fadiga", explica a especialista.
Café da manhã - foto: Getty ImagesTurbine o cardápio da manhã
Outra maneira de garantir mais energia é acrescentar alimentos ricos em carboidratos, cálcio e fibras no prato. "Os carboidratos garantem energia para todas as atividades do organismo. As fibras favorecem o bem-estar global, contribuindo par o funcionamento do intestino e também auxiliando na regulação das taxas de glicemia e colesterol", diz Camila Leonel, que explica que as fontes de cálcio, além de auxiliar a saúde dos ossos e o controle de peso, fornecem energia. "Uma boa opção é usar esses nutrientes para reforçar o seu café da manhã. Isso vai fazer você começar o dia com mais disposição", completa a especialista.
Suco - foto: Getty ImagesInvista em misturas revigorantes
Os sucos de frutas, além de gostosos e refrescantes, são ótimas fontes de energia e não pesam no estômago. "Lembre-se que os sucos devem ser preparados e consumidos na hora. Preparar pela manhã, para utilizar na hora do almoço não é aconselhável, pois grande parte das vitaminas, especialmente a vitamina C, é perdida, devido a ação da luz, do oxigênio e do próprio ambiente", aconselha Camila Leonel.
A nutricionista da Unifesp dá duas receitas de sucos que vão turbinar o seu dia. Confira:
-Suco de limão siciliano com capim limão Ingredientes: 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
2 copos de água Suco de 2 limões sicilianos Gelo Mel, açúcar ou adoçante a gosto Modo de Preparo: Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva. Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.
-Suco de agrião com abacaxi Ingredientes: 4 galhos de agrião com talos 1 maçã com casca 6 fatias de abacaxi 4 copos de água Modo de Preparo: Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva. Experimente substituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.
Escalda pés - foto: Getty ImagesNa planta dos pés
Depois de um dia estressante, aposte no escalda-pés para ficar mais leve. O método relaxa, estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores e alivia o estresse e o cansaço acumulado. A recomendação é da terapeuta Isis de Thot, do Spa Luz Girassol. "No final do dia, mergulhe os pés em uma bacia de água bem quente com ervas e sal grosso. As ervas, que podem ser pétalas de rosas, arruda ou até mesmo hortelã e camomila, descansam os pés, e o sal grosso tira a energia e o peso de "dia inteiro", ensina a terapeuta. Mas quem tem diabetes deve evitar a infusão.
Massagem - foto: Getty ImagesO poder de suas mãos
A automassagem é uma técnica milenar e muito prática de se fazer e que promove um alívio imediato no cansaço do dia a dia, aumentando a saúde e a disposição. "Procure fazer com as mãos movimentos de deslizamentos nos pontos de maior tensão do corpo. Ombros e pescoço costumam ficar pesados ao final do dia. Procure trabalhar bastante essas regiões. Uma automassagem nos pés é ideal também porque a planta dos pés concentra o reflexo do corpo inteiro. Invista nessa opção após um escalda pés", ensina a terapeuta Isis de Thot.
Banho - foto: Getty ImagesLave a alma
Pois é, não há nada melhor do que um banho quentinho. Entrar debaixo da água já é revigorante. Ainda mais se for com ervas. "Banhos com ervas acalmam, tranquilizam e restabelecem o equilíbrio do corpo. Aqueça uma chaleira de água, sem ferver para que as ervas não percam o princípio ativo. Depois corte com as mãos as ervas em pedacinhos ou amasse-as bem e mistura na água. Aí, é só jogar no corpo ou na banheira", ensina Isis de Thot.
Rosto - foto: Getty ImagesNão se esqueça do rosto
Fazer uma esfoliação do rosto uma vez por semana é indispensável. Mas, o que isso tem a ver com recuperar a energia? Tudo, pois ela garante a leveza da pele e renovação das células do corpo. E renovação é quase sinônimo de disposição. Além disso, a terapeuta do Spa Luz Girassol diz que máscaras de argila branca ou rosa vão muito bem para descansar a pele do rosto. E são fáceis de fazer em casa: "É só comprar a argila em casas especializadas, misturar com creme hidratante e água morna e espalhar no rosto e pescoço. Deixe descansar." A especialista diz ainda que uma compressa de camomila pode ser revigorante.
Massageador - foto: Getty ImagesObjetos que ajudam
Aposte nos mais variados objetos de massagem. Eles te auxiliam na hora de complementar sua automassagem. Mas não precisa ir até uma casa de massagem comprá-los. Com criatividade, muito do que você tem em casa pode ser aproveitado para te dar conforto. "O macarrão de nadar na piscina, por exemplo, é ótimo para relaxar a coluna. Coloque ele no chão, na posição vertical e deite em cima. Bolinhas de tênis velhas podem ser usadas para massagear os pés e as nádegas." As nádegas "As pessoas que ficam muito tempo sentadas, tendem a ter tensão nessa região, por isso, rolar as bolinhas de tênis ao longo das nádegas e quadril relaxa muito", ensina a terapeuta.
Homem se alongando - Foto Getty ImagesEstique-se
Se você já ouviu isso antes, mas não se comoveu, dessa vez tente fazer. Alongar durante o dia ajuda a prolongar o bem-estar e, consequentemente, a disposição. "Alongar o corpo todo faz bem ao organismo. Em especial, o alongamento do pés alivia a tensão do dia. Enquanto você está sentada (o) estique os pés para cima e para baixo, para mexer o peito dos pés e o calcanhar. Esse movimento fará com que toda a musculatura das pernas, até as coxas, fique alongada", explica Isis
Confraternização - foto: Getty ImagesHora de lazer
As férias acabaram, mas você não pode deixar para trás um hábito: o de ter um tempo reservado para você, para fazer o que você realmente gosta. Além do trabalho, dos estudos e das tarefas domésticas, reserve tempo para encontrar os amigos, praticar exercícios físicos e outras atividades de lazer. A psicóloga e especialista do Minha Vida, Adriana de Araújo, conta que o segredo é a organização do tempo. "O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas. Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida", aconselha a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário