terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alongamentos Para a Corrida

Cada vez mais o exercício físico faz parte das preocupações e das rotinas das pessoas, no entanto, muitas delas por desconhecimento fazem-no de forma incorreta prejudicando a sua saúde em vez de a melhorar.
Antes de qualquer tipo de exercício físico é necessário fazer os alongamentos para que gradualmente o corpo se vá habituando e adaptando ao esforço que se pretende dando-lhe assim, a hipótese de corresponder às exigências pretendidas.
A corrida, é um tipo de exercício físico adotado por muitos indivíduos e estes, devem ter conhecimento de que antes de começar a correr é de primordial importância fazer os tão falados alongamentos. Estes alongamentos vão evitar o aparecimento de situações perigosas como é o caso de tensões, lesões ou dores musculares incapacitantes.


Os Benefícios dos Alongamentos

Como já foi referido, os alongamentos evitam o aparecimento de situações desastrosas e prejudiciais ao indivíduo que pretende por a corrida em ação. Para além destes benefícios, eles apresentam outros que vale a pena frisar:
  • Melhoram a postura corporal.
  • Promovem a ativação da circulação.
  • Reduzem a ansiedade, o stress e o cansaço.
  • Melhoram a capacidade de atenção.
  • Fazem uma prevenção das dores essencialmente as musculares.
  • Reduzem as tensões articulares que têm na sua origem músculos encurtados devido à falta de exercício físico.
  • Permitem aumentar a eficiência mecânica para que se possam realizar determinados movimentos.
  • Permitem gestos e movimentos que sem os alongamentos seriam impossíveis de realizar.
  • Permitem uma melhor agilidade, maior força e mais velocidade, reduzindo desta forma o prejuízo físico relacionado com a idade.

Alongar Corretamente Para a Corrida

Antes de começar a corrida seja ela por competição, amador ou apenas para fazer algum exercício físico, e no seu final a pessoa deve dedicar algum tempo aos alongamentos. Estes devem ser feitos durante algum tempo permitindo a quem os está a por em pratica que possa sentir o seu corpo e que o prepare física e psicologicamente para a corrida.
Os músculos que não são alongados corretamente não vão permitir à pessoa movimentos completos e além de os colocar em risco o seu desempenho físico vai estar também comprometido. O alongamento é sinónimo de relaxamento e, por isso não deve causar qualquer tipo de dor sendo para isso necessário fazê-los com movimentos suaves e contínuos em diversas posições sem estar unicamente preocupado com a repetição dos exercícios.
Para que tenha uma ideia de quanto tempo deve dedicar aos alongamentos veja como ele deve ser distribuído:
  • Cinco por cento para o aquecimento.
  • Quinze por cento para os alongamentos.
  • Sessenta por cento para a corrida.
  • Cinco por cento para o desaquecimento.
  • Quinze por cento para os alongamentos.
Repare que antes de começar os alongamentos deve fazer um aquecimento para que os músculos sejam preparados para tal. No final deve também ser feito um curto período de tempo de desaquecimento para que a musculatura faça a sua recuperação metabólica após a corrida.
Os alongamentos têm que ser feitos consoante os objetivos, a condição física e a necessidade da pessoa. Podem ser feitos num lugar à sua escolha e enquanto os atletas devem ser sujeitos a um treino específico de flexibilidade o iniciante ou o amador deve dar-lhe importância apenas com o objetivo de melhorar a sua saúde e a sua forma física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário