quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que fazer quando você tem alergia a acessórios?


Você já uso um brinco e percebeu que o lóbulo da orelha ficou vermelho e começou a coçar? Ou colocou um colar que deixou o seu pescoço cheio de bolinhas vermelhas? Isso significa que algum material presente no acessório pode causar alergia à sua pele.
Segundo a dermatologista Ana Carolina Lage, da clínica Maria Bussade, de São Paulo, algumas pessoas têm predisposição para alergias quando são expostas a materiais utilizados na fabricação de anéis, brincos, pulseiras, colares e outros itens. “Isso está na constituição genética do indivíduo, e os problemas podem surgir desde a primeira vez que você colocar o acessório ou depois de vários usos”, conta.
O nome dessa doença é dermatite de contato alérgica. De acordo com a especialista, “os sintomas variam entre coceira, dor, irritação, alteração na textura da pele e formação de eczemas (lesão decorrente de sua inflamação). Em alguns casos, elas podem levar a quadros infecciosos e sangramentos”.
Quando comprar acessórios, informe-se sobre os tipos de materiais usados na composição. Dê preferência àqueles com menor quantidade de níquel e outros metais que causam mais alergias.Como prevenir?
Ana Carolina alerta que qualquer substância pode causar alergia. Porém, alguns materiais apresentam maior resposta negativa do corpo, como o níquel, o cobre e o zinco. Em contrapartida, a prata e o ouro possuem menor probabilidade de reações alérgicas surgirem na pele.
Por isso, fique atenta à origem do acessório e procure um bom fabricante. Uma dica é buscar itens mais “puros”, ou seja, com menor quantidade de níquel e outros metais que costumam causar alergias.
Tratamento e cuidados
O uso contínuo de acessórios com elementos causadores da alergia pode ter consequências para a pele: alteração de textura, formação de eczemas, infecções, sangramentos e até manchas.
Para se livrar do incômodo, é bem simples: evite o contato com o material ou com a substância que provoca a irritação.
“Quando sentir alguma reação estranha ao usar o acessório, a pessoa deve retirá-lo imediatamente e, caso o sintoma persista, procurar um dermatologista”, aconselha Ana Carolina.
O tratamento adequado varia de acordo com a avaliação do médico sobre o quadro clínico, mas geralmente é feito com anti-histamínicos e corticoides tópicos ou via oral.
Por fim, tenha cuidado com as soluções caseiras. De acordo com a especialista, passar esmalte no brinco ou colocar dente de alho na peça não tem comprovação científica e pode até agravar o problema.
Então, não perca tempo. Se a alergia aparecer, o melhor é procurar o aconselhamento médico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário