sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cuidados com os treinos no verão

Amigos corredores, como estão os treinos nessa época do ano? Há alguma prova à vista? Estão conseguindo treinar?

Durante o verão, o calor certamente afeta nosso treinamento. Ficamos restritos a alguns horários do dia e devemos sempre adotar algumas medidas de precaução. Em relação ao horário, conseguimos treinar bem nos extremos. Ou seja, bem cedo, antes das 7h30m ou mais tarde, após às 19h30m. Qualquer horário no meio do dia já prejudica muito a performance. Fica difícil manter o programado, seja o volume do treino ou, principalmente, a intensidade do treino. Procure alterar a sua rotina para conseguir encaixar seu treino em um desses horários.

Praia circuito (Foto: Ivan Padovani)
 
Correr sob calor merece cuidados especiais
 
Quando falo “adotar medidas de precaução”, refiro-me ao uso de protetor solar, bonés ou viseira, óculos de sol, roupas leves e claras, cinto de hidratação quando possível e algum dinheiro trocado para comprar água durante a prática. Além disso, é importante não ir treinar em jejum, pois facilita o processo de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e que pode resultar em desmaio e outros males. Finalizando essas medidas, nunca é demais avisar em casa ou alguém onde e que horas foi treinar, inclusive com previsão de chegada.
Sobre o treino em si, muitas pessoas acham que, se pararem no meio do exercício em algum lugar para comprar água, isso prejudica. É claro que não! Se estiverem com sede, temperatura corporal elevada e começarem a ficar arrepiados (um dos sinais clássicos de desidratação), parem e hidratem-se! Tenham certeza que se sentirão melhores e retornarão ao treino em melhores condições e com mais chances de terminá-lo.
Por ora é isso! Fiquem ligados no clima!!! O calor é prejudicial à qualidade do nosso treino mas há formas de minimizá-lo! Keep training & running!

Nenhum comentário:

Postar um comentário