domingo, 30 de dezembro de 2012

10 maneiras de recarregar as energias no feriadão

Dicas para você retomar a rotina com pique e disposição

Despertador da fomeA nutricionista da Unifesp Camila Leonel ensina que para ganhar mais disposição é importante criar o hábito de comer mais vezes durante o dia. "O fracionamento das refeições e horários fixos para comer ajudam a regular o metabolismo e, assim, evitam a sonolência e a fadiga", explica a especialista.
Café da manhã - foto: Getty ImagesTurbine o cardápio da manhã
Outra maneira de garantir mais energia é acrescentar alimentos ricos em carboidratos, cálcio e fibras no prato. "Os carboidratos garantem energia para todas as atividades do organismo. As fibras favorecem o bem-estar global, contribuindo par o funcionamento do intestino e também auxiliando na regulação das taxas de glicemia e colesterol", diz Camila Leonel, que explica que as fontes de cálcio, além de auxiliar a saúde dos ossos e o controle de peso, fornecem energia. "Uma boa opção é usar esses nutrientes para reforçar o seu café da manhã. Isso vai fazer você começar o dia com mais disposição", completa a especialista.
Suco - foto: Getty ImagesInvista em misturas revigorantes
Os sucos de frutas, além de gostosos e refrescantes, são ótimas fontes de energia e não pesam no estômago. "Lembre-se que os sucos devem ser preparados e consumidos na hora. Preparar pela manhã, para utilizar na hora do almoço não é aconselhável, pois grande parte das vitaminas, especialmente a vitamina C, é perdida, devido a ação da luz, do oxigênio e do próprio ambiente", aconselha Camila Leonel.
A nutricionista da Unifesp dá duas receitas de sucos que vão turbinar o seu dia. Confira:
-Suco de limão siciliano com capim limão Ingredientes: 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
2 copos de água Suco de 2 limões sicilianos Gelo Mel, açúcar ou adoçante a gosto Modo de Preparo: Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva. Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.
-Suco de agrião com abacaxi Ingredientes: 4 galhos de agrião com talos 1 maçã com casca 6 fatias de abacaxi 4 copos de água Modo de Preparo: Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva. Experimente substituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.
Escalda pés - foto: Getty ImagesNa planta dos pés
Depois de um dia estressante, aposte no escalda-pés para ficar mais leve. O método relaxa, estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores e alivia o estresse e o cansaço acumulado. A recomendação é da terapeuta Isis de Thot, do Spa Luz Girassol. "No final do dia, mergulhe os pés em uma bacia de água bem quente com ervas e sal grosso. As ervas, que podem ser pétalas de rosas, arruda ou até mesmo hortelã e camomila, descansam os pés, e o sal grosso tira a energia e o peso de "dia inteiro", ensina a terapeuta. Mas quem tem diabetes deve evitar a infusão.
Massagem - foto: Getty ImagesO poder de suas mãos
A automassagem é uma técnica milenar e muito prática de se fazer e que promove um alívio imediato no cansaço do dia a dia, aumentando a saúde e a disposição. "Procure fazer com as mãos movimentos de deslizamentos nos pontos de maior tensão do corpo. Ombros e pescoço costumam ficar pesados ao final do dia. Procure trabalhar bastante essas regiões. Uma automassagem nos pés é ideal também porque a planta dos pés concentra o reflexo do corpo inteiro. Invista nessa opção após um escalda pés", ensina a terapeuta Isis de Thot.
Banho - foto: Getty ImagesLave a alma
Pois é, não há nada melhor do que um banho quentinho. Entrar debaixo da água já é revigorante. Ainda mais se for com ervas. "Banhos com ervas acalmam, tranquilizam e restabelecem o equilíbrio do corpo. Aqueça uma chaleira de água, sem ferver para que as ervas não percam o princípio ativo. Depois corte com as mãos as ervas em pedacinhos ou amasse-as bem e mistura na água. Aí, é só jogar no corpo ou na banheira", ensina Isis de Thot.
Rosto - foto: Getty ImagesNão se esqueça do rosto
Fazer uma esfoliação do rosto uma vez por semana é indispensável. Mas, o que isso tem a ver com recuperar a energia? Tudo, pois ela garante a leveza da pele e renovação das células do corpo. E renovação é quase sinônimo de disposição. Além disso, a terapeuta do Spa Luz Girassol diz que máscaras de argila branca ou rosa vão muito bem para descansar a pele do rosto. E são fáceis de fazer em casa: "É só comprar a argila em casas especializadas, misturar com creme hidratante e água morna e espalhar no rosto e pescoço. Deixe descansar." A especialista diz ainda que uma compressa de camomila pode ser revigorante.
Massageador - foto: Getty ImagesObjetos que ajudam
Aposte nos mais variados objetos de massagem. Eles te auxiliam na hora de complementar sua automassagem. Mas não precisa ir até uma casa de massagem comprá-los. Com criatividade, muito do que você tem em casa pode ser aproveitado para te dar conforto. "O macarrão de nadar na piscina, por exemplo, é ótimo para relaxar a coluna. Coloque ele no chão, na posição vertical e deite em cima. Bolinhas de tênis velhas podem ser usadas para massagear os pés e as nádegas." As nádegas "As pessoas que ficam muito tempo sentadas, tendem a ter tensão nessa região, por isso, rolar as bolinhas de tênis ao longo das nádegas e quadril relaxa muito", ensina a terapeuta.
Homem se alongando - Foto Getty ImagesEstique-se
Se você já ouviu isso antes, mas não se comoveu, dessa vez tente fazer. Alongar durante o dia ajuda a prolongar o bem-estar e, consequentemente, a disposição. "Alongar o corpo todo faz bem ao organismo. Em especial, o alongamento do pés alivia a tensão do dia. Enquanto você está sentada (o) estique os pés para cima e para baixo, para mexer o peito dos pés e o calcanhar. Esse movimento fará com que toda a musculatura das pernas, até as coxas, fique alongada", explica Isis
Confraternização - foto: Getty ImagesHora de lazer
As férias acabaram, mas você não pode deixar para trás um hábito: o de ter um tempo reservado para você, para fazer o que você realmente gosta. Além do trabalho, dos estudos e das tarefas domésticas, reserve tempo para encontrar os amigos, praticar exercícios físicos e outras atividades de lazer. A psicóloga e especialista do Minha Vida, Adriana de Araújo, conta que o segredo é a organização do tempo. "O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas. Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida", aconselha a especialista.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uma boa dica para começar o ano com uma vida nova.


Ano Novo, saúde nova

Começo de ano é sempre igual: expectativas e planos renovados. Independentemente das crenças, todos os rituais comemoram a entrada de uma nova etapa. Há quem pule ondas do mar, brinde, fique entre os amigos e a família. Em comum, estão a renovação da esperança de dias melhores e a realização de sonhos.
 
Ano novo saúde novaPerder os quilinhos a mais, parar de fumar, começar a praticar atividades físicas, alimentar-se melhor, passar mais tempo com a família ou controlar o estresse são promessas de todos os anos – e que muitas vezes ficam para trás. É época também de fechar o balanço do ano que passou e preparar as metas, seja para a área profissional, pessoal ou até mesmo para a saúde, para os próximos 365 dias. A justificativa? Falta de tempo.
Mas, para os especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), todos os dias têm 24 horas para todo mundo. É importante dar prioridade ao que realmente se considera importante. Para levar adiante tantos desejos, veja algumas dicas para garantir um ano de bem com a saúde.

Lição 1: Planeje-se!

Nossa vida é dividida em várias áreas: saúde, espiritualidade, família, amigos, trabalho, estudos, lazer e viagens, entre outras. O segredo é pensar em tudo o que é essencial e verificar como nos comportamos em cada uma dessas áreas. O resultado é positivo quando houve mudanças ou surpresas boas. Caso não haja nada de novo, quer dizer que não houve evolução.

Lição 2: Estabeleça suas metas

Escreva todos os objetivos para o ano. Vale montar um plano de ação – por exemplo, caso queira parar de fumar, será necessário procurar ajuda profissional, estipular uma data, contar com o apoio familiar.
Sempre agende os compromissos. Se o desejo for algo grande e exigir muito planejamento, comece a listar cada passo para que o sonho se realize. Por exemplo, se chegou a hora de fazer o intercâmbio, deve-se tirar o passaporte, entender melhor o idioma do país e organizar cada etapa da viagem.
Segundo a dra. Selma Bordin, psicóloga do Centro de Medicina Preventiva do HIAE, colocar o que se deseja alcançar no papel ajuda a organizar o pensamento, ter mais clareza e ser mais objetivo. Aliás, organização para alcançar os objetivos é a palavra-chave. É como se o nível de comprometimento aumentasse. “Você pensa a respeito disso, estabelece uma meta em prol do seu desenvolvimento. Essa atitude permite que você conduza a sua própria vida, claro que com base no que podemos ter controle”, explica.

Lição 3: Ao planejar, seja realista

Existem passos fundamentais para cumprir as tão sonhadas metas – o desejo deve ser realista, a motivação deve estar em alta, pois a pessoa mobilizará esforços para a concretização. “Ter atitudes positivas ajuda a concretizar objetivos. Isso acontece quando cada um consegue enxergar em sua vida aquilo que é positivo, de forma concreta. É preciso deixar de lado o hábito de ver sempre o lado ruim das coisas”, explica a psicóloga.

Lição 4: Fique de bem com a saúde

Uma das áreas da vida mais esquecidas – embora seja importante para manter o restante a todo o vapor – é a saúde. Afinal, é com ela que concretizamos todos os outros objetivos. Para entrar o ano com a saúde em alta, precisamos ter cuidados diários. Incorporar atitudes simples à rotina garante pontos na conta da qualidade de vida. Atividades físicas, boa alimentação, boas horas de sono, tempo destinado ao lazer e à família trazem equilíbrio.
“Temos que incorporar cuidados com a saúde à nossa rotina, assim como tomamos banho ou escovamos os dentes”, salienta a dra. Raquel Dilguerian de Oliveira Conceição, médica responsável pela Revisão Continuada de Saúde do HIAE.

Lição 5: Reserve um tempo para si

Ao adotar novo estilo de vida, é obrigatório reservar um tempo no dia para você. Pequenos hábitos – como correr por meia hora, de quatro a cinco vezes na semana, ingerir mais legumes, verduras e frutas – devem estar presentes na nova rotina para garantir a qualidade de vida. E se o desejo é dormir, ler um livro, assistir a um filme que quer ver há tempos ou simplesmente rever velhos amigos, faça isso! Nessa hora, não há regras. O único compromisso é o seu bem-estar.
“Em famílias mais unidas, há índice menor de problemas cardiovasculares. Muitas vezes ficamos doentes por conta de hábitos inadequados e por diagnósticos tardios, uma vez que a visita ao médico está sempre no fim da lista. Então a melhor opção é cuidar de si antes de aparecer qualquer doença”, explica o dr. Raul Santos, médico assessor do Centro de Medicina Preventiva do HIAE.
Ao adotar novo estilo de vida, é obrigatório reservar um tempo no dia para você

Lição 6: Previna em vez de remediar

Não se devem deixar de lado as visitas ao médico, ao menos anualmente. É ele quem vai indicar o checkup na medida certa para cada paciente. Isso porque cada um traz um histórico familiar, idade e ritmo de vida; portanto, os exames variam de uma pessoa para outra.
De acordo com o dr. Santos, para conferir se o coração está em forma, os cardiologistas normalmente pedem medida da pressão arterial, da cintura, dosagem de colesterol e glicose no sangue. Esse acompanhamento é essencial para avaliar a quantas anda a saúde. Firmado o compromisso com você mesmo, entre no ano-novo com o pé direito.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

8 passos para secar a barriga

Não, não vamos falar de dietas milagrosas, mas de truques simples revelados por especialistas em nutrição. Claro que nem por isso você vai deixar de lado os exercícios e a alimentação balanceada - a dupla que combate a gordura pra valer.

 
1. BOTE OS DENTES PARA TRABALHAR
Mastigar bem faz toda a diferença nesse processo de enxugar a barriga. "Quanto mais você fracionar o alimento, mais fácil fica a digestão, o que evita aquele efeito estufa no abdômen", garante Marcella Amar, da clínica Essentiale, no Rio de Janeiro. "Se não mastigamos, há uma sobrecarga no estômago e um aporte maior de fluxo sanguíneo, o que distende essa região", completa a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

2. COMA MENOS E MAIS VEZES
Excesso de comida faz volume no estômago. Por isso, diminua o tamanho das refeições principais e faça pequenos lanches entre elas. "Procure também se alimentar sem pressa e em ambiente calmo. Quem come num piscar de olhos tende a engolir mais ar, o que também aumenta a barriga", afirma a nutróloga ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

3. PREFIRA OS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO
Alguns itens, como as frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e azeitam seu funcionamento. Já os de absorção lenta favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. "Logo, evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces", recomenda a nutricionista Marcella.

4. CAPRICHE NAS FIBRAS, MAS SEM EXAGERO

Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça. Mas exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço. "Para facilitar a eliminação do excesso, é importante beber bastante líquido durante o dia", sugere Vanderli Marchiori.
5. TROQUE OS REFINADOS POR INTEGRAIS
Deixe de lado o pão, o arroz, a farinha e a massa convencional e opte pelas versões integrais. De novo, além de terem mais fibras e ajudarem o intestino a funcionar melhor, esses alimentos baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.

6. MANEIRE NO SALGADO
Evite alimentos muito condimentados e/ou salgados. Excesso de sódio provoca retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo -- inclusive na barriga, claro. "Os condimentos irritam o intestino e aumentam a formação de gases", explica Tamara Mazaracki. Portanto, olho vivo nos vilões: azeitonas, anchovas, salgadinhos em geral, picles, carne seca, defumados e embutidos (salame, presunto, bacon), queijos salgados e muito temperados (gorgonzola, parmesão, roquefort), catchup e molhos prontos para saladas.

7. BEBA ÁGUA, MUITA ÁGUA

Pelo menos dois litros ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação - e o aumento do volume abdominal. Os líquidos, como água, chás e sucos, além de ajudarem a regular o intestino, permitem também a eliminação do sal. Quanto mais se bebe, mais diluído fica o sódio e mais facilmente ele vai embora com a urina. Mas bebidas gasosas ficam fora dessa, pois dilatam a barriga. "Alimentos ricos em potássio (caso das frutas e dos legumes) são outros que contribuem nessa tarefa de expulsar o sal que ficou sobrando", completa Tamara

8. DÊ UMA CHANCE PARA A GORDURA DO BEM
Já está provado que alguns tipos, como a mono e a poliinsaturada -- em doses moderadas, bem entendido --, agem contra os pneuzinhos, principalmente no abdômen. Além disso, elas são capazes de baixar o índice glicêmico da refeição, o que reduz a produção de insulina -- ela de novo! Por isso, abra espaço no seu cardápio para o azeite de oliva, o abacate e as frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará e a amêndoa.

Espírito de ano novo

Natal, Réveillon, calendário novo em folha, férias, verão... Entenda como o clima de festa e renovação desse período recompensa o seu organismo.

 
Aproximidade do fim de ano mexe com os nervos. Cria um tipo de ansiedade com estímulos próprios que parece nos dar mais vontade de viver. É um estresse capaz de motivar as pessoas a fazer algo especial. As cidades ficam mais agitadas, e o trânsito, maluco. Todos correndo para poder... parar — e se entregar à família e aos amigos. Uma pausa para reunir quem se ama em torno da ceia de Natal e celebrar tanto o ano que se encerra como aquele que está por vir. Ou simplesmente um intervalo para descansar e mergulhar em um período de férias, que coincide com a chegada do verão. Tudo isso, claro, repercute em nossa saúde.

Os cientistas explicam que a iminência das festas de fim de ano gera uma expectativa positiva. As luzes típicas dos festejos ativam áreas específicas do cérebro e desencadeiam processos saudáveis ao corpo. "Nessa época, a amígdala encefálica, encarregada de dar significado emocional a fatos e datas, está a mil por hora", explica o psicobiólogo Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo. "O hipocampo, outra região cerebral, também trabalha acima da média porque é ele quem atribui importância às informações que a mente recebe. O resultado é a maior produção de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina." Já na versão da neurologista Sonia Brucki, do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, a proximidade do fi m de ano aciona o mecanismo de planejamento futuro do cérebro em busca de recompensa. "Esse processo envolve os lóbulos frontais e as regiões límbicas, responsáveis pelo controle das emoções, e embute sensações agradáveis ligadas às emoções. Diante da expectativa de algo positivo, o cérebro gratifica o corpo com substâncias químicas associadas ao prazer."

Dezembro fecha um ciclo estipulado por um calendário social. É um período em que se encerra o velho para dar início ao novo. Um momento para renovar promessas e esperanças. "Esse movimento mexe com a integralidade do indivíduo, que termina uma vida de um ano e começa outra. O cérebro percebe a mudança e a mente prepara o corpo para essa transformação", ilustra Ricardo Monezi. O fim do ano também é um momento de repouso. Mas, para que a pausa revigore, é preciso realmente descansar. Dormir muito, calçar chinelos, desligar o telefone celular, sair sem relógio e comer só quando se tem fome são ações que indicam ao nosso coordenador fisiológico que o chefão está se dando um presente.

Segundo Monezi, o cérebro retribui o mimo com alívio da tensão muscular, diminuição da frequência cardíaca, melhora da qualidade do sono, redução da liberação de hormônios ligados ao bom estresse e aumento da produção de hormônios associados ao bem-estar. Agora, para que tudo isso se concretize, é preciso colaborar, como ensina a psicanalista Mara Salla, pesquisadora da PUC-SP: "Temos de ser verdadeiros conosco. Rir e amar durante cada ritual, de corpo e alma".

RISCOS DE SER DO CONTRA

O estresse de fim de ano pode ser também uma armadilha para o corpo. Encarar as celebrações como uma obrigação ou cultivar a aversão à data, claro, faz mal à saúde de qualquer um. Assim como sair de férias acelerado demais e preocupado com mil pendências. É que o cérebro recebe a informação de que está próximo de um evento frustrante e, daí, desencadeia a produção de hormônios como o cortisol, ligado ao estresse ruim. "A tristeza aumenta a intensidade e a permanência do cortisol no corpo, o que debilita o sistema de defesa e leva a doenças, principalmente as infecções oportunistas", diz a psicanalista Mara Salla, do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade Humana da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em outras palavras, o que era para ser recompensa vira punição.

DEZ MANDAMENTOS DE FIM DE ANO
Comece o novo ciclo de sua vida com o pé direito — e a mente em seu favor

1. Fuja do bombardeio de "obrigações" dessa época. Faça apenas o que lhe der satisfação, sem regras rígidas. Reedite boas experiências de anos anteriores.

2. Admita que as confraternizações de Natal e Réveillon interferem na sua vida independentemente de sua vontade e aprenda a extrair o melhor delas.

3. Planeje-se antes de entrar no furacão de afazeres e compromissos da segunda quinzena de dezembro. Estabeleça prioridades e respeite seus limites.

4. Mande cartões de fi m de ano com mensagens genuínas a quem ama. De preferência, escreva-os a mão. Se o mercantilismo da data o incomoda, construa os presentes que vai dar.

5. Reserve um dia com a família para montar a árvore de Natal, com calma e sem celulares tocando. Use esse pretexto para exercer sua espontaneidade.

6. Recupere os valores que dão sentido à sua vida. Vasculhe na sua própria existência os princípios que nortearam seu caminho até aqui e seja você mesmo.

7. Aproveite o espírito de confraternização para exercer a fraternidade. Procure sorrir e ser mais amoroso com as pessoas. Cumprimente os vizinhos.

8. Celebre as festas sem culpa, beba e coma o que tiver vontade. Só evite os excessos para manter-se presente em cada momento desse período tão especial.

9. Perdoe-se pelos erros que cometeu. Evite julgar-se e sofrer mais que o necessário. Em vez disso, encare os equívocos da vida como oportunidades para se corrigir e amadurecer.

10. Faça uma lista de metas para o ano que começa, mas assegure-se de que todas estão a seu alcance. Vale desde escovar os dentes quatro vezes por dia até viajar pelo menos uma vez por mês para praias ou montanhas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nova sensação nas dietas, a fruta chinesa Goji Berry também ajuda a rejuvenescer

 Nova sensação nas dietas, a fruta chinesa Goji Berry também ajuda a rejuvenescer

Originárias do noroeste da China, as goji berries são bagas vermelhas ricas em vitamina C, E, B1, B2, B6 e betacaroteno. Essa poderosa fruta traz inúmeros benefícios à saúde, visa o emagrecimento saudável e tem excelente poder antienvelhecimento.
Também conhecida como Wolfberry, tem potencial antioxidante maior que a amora, a romã e a framboesa, alcançando um dos níveis mais altos em relação ao índice ORAC (capacidade de absorção de radicais livres) com 25.300 ORAC, enquanto as cerejas possuem 670 ORAC.
A goji berry pode ser utilizada como remédio e é uma grande aliada na prevenção de doenças, auxiliando na renovação de órgãos como fígado, rins e olhos. Além de ser rica em proteínas, possui grande quantidade de Germânio, um mineral altamente anticancerígeno, que age principalmente nos tumores do fígado. No câncer de próstata, atua como anti-inflamatório, devido ao fitosterol beta-sitosterol.
A iguaria chinesa também apresenta luteína, um antioxidante com ótimos benefícios para a visão, e contém cyperone, um fito-nutriente que favorece o coração e a pressão sanguínea.
O excesso de radicais livres pode danificar o DNA e a goji berry é indicada para regenerá-lo, pois apresenta em sua composição um aminoácido importante, a betaína. Por outro lado, o imunomodulador betaglucan melhora a imunidade.
Com as inúmeras propriedades favoráveis à saúde, a fruta oriental é a sensação do momento nas dietas e, por isso, está dominando o cardápio de celebridades e mulheres do mundo inteiro.
 

Lime a banha visceral e ganhe saúde e um shape sarado


A banha visceral, que dá barriga até em corpo enxuto, aumenta o risco de doenças fatais. Lime-a e ganhe saúde e um shape sarado.

 

Ao contrário da gordura subcutânea (tipo de banha que fica sob a pele do corpo inteiro e aumenta visivelmente todas as suas medidas), a gordura visceral aparece mais quando você tira a camisa. Focada, é a causadora da famosa barriga de chope – volume rijo, abdome com aspecto estufado, que dá até em gente de pernas e braços trincados.
“Também chamada gordura abdominal, ela se acumula entre as vísceras intestinais, dentro delas, perto dos vasos sanguíneos e na parede deles”, É uma gordura fatal. Quem tem muito dela duplica a chance de morrer cedo, segundo estudo da Sociedade Americana de Câncer (EUA). “A gordura visceral atrapalha o funcionamento dos órgãos”. “Fígado, coração, rins, pâncreas podem engordar até ficar insuficientes”. “Aí o corpo começa a acumular colesterol, triglicerídeos e toxinas diversas, o que também incentiva doenças crônicas como as cardiovasculares, o diabetes e o câncer”. Mas calma, meu caro. Há boa notícia. A gordura visceral se esconde, porém é fácil acabar com ela. Para cada 10% da sua perda de peso total, você incinera 30% de gordura visceral. O ataque eficaz é simples: à base de boa alimentação e exercício. Siga nossa estratégia.

 

Você está armazenando gordura visceral?
Antes de tudo, responda a estas perguntas para descobrir mais sobre seu corpo:

 

1. Divida a medida da sua cintura pela medida do quadril. É maior que 0,9?
Sim
Não

2. Você tem origem européia e uma cintura com mais de 94 cm de circunferência?
Sim
Não
3. Você é descendente de indígenas e possui uma cintura com mais de 90 cm de circunferência?
Sim
Não
4. Você é negro e sua cintura mede mais que 92 cm?
Sim
Não
5. O tamanho da sua cintura é maior que a metade de sua altura?
Sim
Não
6. O número da sua calça é 46 ou mais?
Sim
Não

 

Resultado Se você respondeu “sim” a alguma questão, está propenso a ter excesso de gordura visceral. Fique ligado!

 

Alimentação antipança

 

Conheça os vilões Ingerir calorias em excesso é a principal causa da formação, ou do aumento, do estoque de gordura visceral. Abusar de carboidratos refinados também agrava o problema. Eles possuem alto índice glicêmico: a glicose (açúcar que é fonte de energia do corpo) que esses alimentos contêm cai na sua corrente sanguínea rapidamente. Se você não gastar toda essa energia, o que sobra pode virar gordura visceral. Exemplos dessa modalidade de carboidrato? Pães, massas, doces, petiscos como batatas fritas e biscoitinhos, refrigerantes. Passar da conta nas biritas com muita frequência é outra coisa que não convém. “Ao ser metabolizado, o excesso de álcool produz um pico de insulina [hormônio que atua no metabolismo de açúcar] no organismo. Aí, pode cair muito o nível de glicose no sangue e bater aquela fome incontrolável: lá vai você beliscar no bar e mandar mais calorias para dentro…”, explica Tamara.

 

Vá nessa tática de ataque Relax: você não deve limar os drinques da vida, nem as delícias feitas com carboidratos. “Para reduzir o armazenamento de gordura secreta, componha sua dieta diária (seja quantas calorias ela tiver) de 40% de carboidratos complexos (aqueles de baixo índice glicêmico) e fibras, 30% de gorduras e 30% de proteínas”, indica Tamara. Mas não precisa seguir essa proporção em todas as refeições do dia: uma pode ser mais rica em proteínas e outra, em gorduras e carboidratos. Exemplos de cardápios diários que contemplam esses valores? Tá na mão – dá para você comer muito bem enquanto despacha gordura visceral! Inspire-se.

 

15% De sua energia diária (as calorias que você consome em 24 horas) podem vir de laticínios (como leite e iogurte) e ovos, que tal? Segundo estudo no Journal of Nutrition (EUA), as pessoas que contemplaram esse percentual perderam mais gordura visceral.

 

Menu parceiro

 

Café 1 copo (240 ml) de suco de maracujá batido com 1 colher (sopa) de linhaça (sem açúcar – prefira adoçante de estévia) + 2 ovos mexidos com 1 colher (café) de manteiga + 2 fatias de peito de peru + 1 torrada integral + 1 xícara de café com leite.
Lanche 1 abacate pequeno (tipo avocado) ou 1 vitamina de abacate sem açúcar – 1 copo de leite semidesnatado batido com 3 colheres (sopa) de abacate e, se quiser, adoçante.
Almoço 1 prato grande** de salada de alface, rúcula, tomate e palmito + 2 colheres (sopa) de tempero (um mix de azeite, vinagre e shoyo) + 1 concha de feijão + 2 colheres (sopa) de arroz integral + brócolis no vapor com azeite à vontade + 1 filé grande (200 g) de peixe.
Lanche 2 fatias de queijo mussarela ou minas + 1 torrada integral + 1 copo de mate.
Jantar 1 prato fundo de sopa de legumes com carne (músculo) + abobrinha e berinjela grelhadas com azeite e à vontade.
Lanche 1 copo de leite integral batido com 1 colher (sopa) de whey protein e 1 colher (sopa) de sementes de chia.

 

Treino antipança
De 2 a 3 vezes por semana, faça este plano e incinere gordura visceral

 


1. Sequência intervaladaFaça tiros de corrida ou reme (como na foto) com vontade por 20 ou 30 segundos. Descanse de 20 a 90 segundos. Isso é uma série. Repita de 4 a 8 vezes, conforme seu condicionamento. 10 minutos

 



2. Supercircuito com carga Pegue um peso que você levante confortavelmente 15 vezes. Realize 10 repetições de levantamento terra, seguidas de 10 repetições de cada um destes exercícios: desenvolvimento, agachamento, remada inclinada (como na foto) e avanço. Descanse 90 segundos e execute o circuito mais 3 vezes. 30 minutos

 



3. Balanço de kettlebell e flexão Faça 20 balanços com as duas mãos segurando o kettlebell (como na foto). Em seguida, execute 10 flexões de braço. Depois, 20 balanços e 9 flexões, 20 balanços e 8 flexões… A cada série, vá reduzindo uma flexão até chegar a zero. 20 minutos